Contactos | English | Mapa do site

Explorar ciência, extrair conhecimento

Os Centros Ciência Viva têm como principal objetivo a divulgação da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa. São espaços dinâmicos de conhecimento e lazer, onde se estimula a curiosidade científica e o desejo de aprender.

The Ciência Viva Centres are dynamic places of learning and fun, where scientific curiosity and the desire to learn are stimulated.

Exposição ASTRO•HOMUS

11-03-2015 16:48:00

O Centro Ciência do Lousal acolhe a exposição ASTRO•HOMUS, um projeto da autoria da fotógrafa Susana Neves. Através de uma exposição de fotografia e de um livro/catálogo, pretende-se revelar os bastidores da Astronomia, utilizando a fotografia e os testemunhos para dar a conhecer o lado humano desta ciência.

11-03-2015 11:59:00

Este ano, o Centro Ciência Viva do Lousal preparou um conjunto de iniciativas absolutamente excecionais para a Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. De 26 a 29 de março venha até ao Lousal desfrutar das Histórias da Mina e das visitas guiadas à corta mineira para conhecer a geodiversidade e os patrimónios da região. Estamos à sua espera!

Março: Mês da Matemática

01-03-2015 17:42:00

Este ano não fizemos por MENOS. Dedicámos 1 mês à Matemática. Venha DIVIDIR o seu tempo connosco em MAIS uma Celebração, MULTIPLICANDO os seus conhecimentos! Neste Marçomático, na Mina de Ciência, vai sentir-se INTEGRADO!

Férias da Páscoa

25-02-2015 15:14:00

Nestas férias da páscoa transforma-te num explorador de rochas e solos, com o programa de um dia que a Mina de Ciência preparou para o teu grupo.

Nos Tempos da Mina - Programação para Seniores

05-02-2015 17:53:00

Escolha um dos nossos programas de meio dia ou conjugue-os e passe um dia inesquecível no Lousal! Mais

img cvtv

Exposição "O Cálculo de Ontem e de Hoje"

17-01-2015 12:09:00

O Centro Ciência Viva do Lousal acolhe a exposição "O Cálculo de Ontem e de Hoje", desenvolvida pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que conta com a colaboração do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Rota da Pirite

15-01-2015 17:47:00

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia - LNEG apoia uma das principais rotas mineiras da Europa, dinamizando também a descoberta da geodiversidade do Alentejo! O LNEG difunde online as brochuras Atlanterra sobre a Rota da Pirite, que inclui as minas do Lousal.

1ªs Olimpíadas Portuguesas de Geologia

18-09-2014 13:41:00

A Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, da generalidade das Universidades Portuguesas, da Agência e Rede Ciência Viva e da International Geoscience Educational Organization, tem a honra de anunciar publicamente que, no ano letivo de 2014/15, terá lugar a primeira edição das “Olimpíadas Portuguesas de Geologia”, à semelhança do que sucede em várias outras áreas científicas.

Participe com a sua escola. Os seus alunos merecem. A Geologia também!

Ano Letivo de 2014/2015

09-09-2014 17:23:00

Com o início de um novo ano escolar, e tendo em conta a necessidade de organização do Plano Anual de Atividades para 2014/15 em cada Escola, o Centro Ciência Viva do Lousal convida todos os professores a se inteirarem da sua oferta pedagógica para este ano letivo.

img cvtv

Encerramento temporário da Gruta Virtual (CAVE Hollowspace)

24-05-2011 15:50:00

Por motivos de ordem técnica, a Gruta Virtual (CAVE Hollowspace) vai encerrar temporariamente.
Pedimos desculpas pelo incómodo.

ABERTO

• Terça a Domingo (incluindo feriados):
    10h00 às 18h00

O Centro Ciência Viva do Lousal está encerrado às segundas-feiras, e nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Consulte mais INFORMAÇÕES ÚTEIS