Contactos | English | Mapa do site

Explorar ciência, extrair conhecimento

Os Centros Ciência Viva têm como principal objetivo a divulgação da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa. São espaços dinâmicos de conhecimento e lazer, onde se estimula a curiosidade científica e o desejo de aprender.

The Ciência Viva Centres are dynamic places of learning and fun, where scientific curiosity and the desire to learn are stimulated.

Geocaching no Lousal

24-06-2015 11:54:00

Depois do sucesso dos eventos: Grândola 2013 e Grândola 2014 desafiamo-vos para um fim-de-semana recheado de muitas aventuras, caminhadas, desafios, boa comida e boa gente!

Julho e Agosto estivais

23-06-2015 17:24:00

Nestas férias, prepare-se para um verão cientificamente quente!
Na Mina de Ciência, venha ser mineirinho com o seu grupo de ATL, tome banhos de conhecimento nas praias do litoral alentejano e aproveite a ciência que sai à rua com a Ciência Viva no Verão em Rede.

5º Aniversário da Mina de Ciência

20-06-2015 15:06:00

No próximo dia 30 de junho o Centro Ciência Viva do Lousal completa o seu 5º Aniversário. Nesse dia, a Mina de Ciência abre as suas portas gratuitamente a todos quanto a queiram visitar.

Junho Mineralógico

31-05-2015 11:09:00

Alguns são os melhores amigos das senhoras, outros, fictícios, têm o efeito principal de enfraquecer o Super-Homem. Os minerais são musas elementares retirados de galerias subterrâneas que inspiram os mais bonitos poemas científicos no planeta. Venha conhece-los no CCV Lousal!

Programa especial para grupos de ATL - Férias de Verão 2015

27-05-2015 11:55:00

Nestas férias de Verão a Mina de Ciência preparou um programa de atividades a pensar no seu grupo de ATL.
Vem ser Mineirinho por um dia!

Exposição Fotografia Subaquática - Underwater

13-05-2015 16:12:00

O Centro Ciência do Lousal acolhe a exposição Fotografia Subaquática - Underwater, desenvolvida pelo Biólogo, Professor e Investigador Pedro Ré da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A exposição pretende proporcionar uma viagem pelo fundo do mar.
O Professor Pedro Ré, para além da investigação que realiza, é um experiente mergulhador, sendo esta exposição um retrato de algumas das mais belas imagens por ele recolhidas um pouco por todo o mundo.

Homenagem a Mariano Gago

20-04-2015 12:45:00

Hoje, 20 de abril, às 12h, a equipa do Centro Ciência Viva do Lousal interrompeu as suas atividades e concentrou-se no exterior, em homenagem a José Mariano Gago.

Mariano Gago viverá enquanto a Ciência viva

19-04-2015 17:52:00

José Mariano Gago foi um brilhante físico de partículas, mas foi sobretudo um cientista que amava a Ciência e o seu País. Tornou-se político para servir ambos e como o fez....

Nos Tempos da Mina - Programação para Seniores

05-02-2015 17:53:00

Escolha um dos nossos programas de meio dia ou conjugue-os e passe um dia inesquecível no Lousal! Mais

img cvtv

Exposição "O Cálculo de Ontem e de Hoje"

17-01-2015 12:09:00

O Centro Ciência Viva do Lousal acolhe a exposição "O Cálculo de Ontem e de Hoje", desenvolvida pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que conta com a colaboração do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Rota da Pirite

15-01-2015 17:47:00

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia - LNEG apoia uma das principais rotas mineiras da Europa, dinamizando também a descoberta da geodiversidade do Alentejo! O LNEG difunde online as brochuras Atlanterra sobre a Rota da Pirite, que inclui as minas do Lousal.

img cvtv

Encerramento temporário da Gruta Virtual (CAVE Hollowspace)

24-05-2011 15:50:00

Por motivos de ordem técnica, a Gruta Virtual (CAVE Hollowspace) vai encerrar temporariamente.
Pedimos desculpas pelo incómodo.

ABERTO

• Terça a Domingo (incluindo feriados):
    10h00 às 18h00

O Centro Ciência Viva do Lousal está encerrado às segundas-feiras, e nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Consulte mais INFORMAÇÕES ÚTEIS