Contactos | English | Mapa do site

Explorar ciência, extrair conhecimento

Os Centros Ciência Viva têm como principal objetivo a divulgação da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa. São espaços dinâmicos de conhecimento e lazer, onde se estimula a curiosidade científica e o desejo de aprender.

The Ciência Viva Centres are dynamic places of learning and fun, where scientific curiosity and the desire to learn are stimulated.

Homenagem a Mariano Gago

20-04-2015 12:45:00

Hoje, 20 de abril, às 12h, a equipa do Centro Ciência Viva do Lousal interrompeu as suas atividades e concentrou-se no exterior, em homenagem a José Mariano Gago.

Mariano Gago viverá enquanto a Ciência viva

19-04-2015 17:52:00

José Mariano Gago foi um brilhante físico de partículas, mas foi sobretudo um cientista que amava a Ciência e o seu País. Tornou-se político para servir ambos e como o fez....

Abril Patrimonial

31-03-2015 15:51:00

Vamos revelar-lhe um segredo.
Este segredo iniciou com a formação de um "tesouro" geológico há 360 milhões de anos atrás e chegou até aos dias de hoje.
A ele somam-se outros segredos que refletem uma diversidade patrimonial que se estende desde a pré-história até à revolução industrial.
Todos estes segredos estão guardados no Lousal.
Quer vir explorá-los?

Nos Tempos da Mina - Programação para Seniores

05-02-2015 17:53:00

Escolha um dos nossos programas de meio dia ou conjugue-os e passe um dia inesquecível no Lousal! Mais

img cvtv

Exposição "O Cálculo de Ontem e de Hoje"

17-01-2015 12:09:00

O Centro Ciência Viva do Lousal acolhe a exposição "O Cálculo de Ontem e de Hoje", desenvolvida pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que conta com a colaboração do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Rota da Pirite

15-01-2015 17:47:00

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia - LNEG apoia uma das principais rotas mineiras da Europa, dinamizando também a descoberta da geodiversidade do Alentejo! O LNEG difunde online as brochuras Atlanterra sobre a Rota da Pirite, que inclui as minas do Lousal.

1ªs Olimpíadas Portuguesas de Geologia

18-09-2014 13:41:00

A Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, da generalidade das Universidades Portuguesas, da Agência e Rede Ciência Viva e da International Geoscience Educational Organization, tem a honra de anunciar publicamente que, no ano letivo de 2014/15, terá lugar a primeira edição das “Olimpíadas Portuguesas de Geologia”, à semelhança do que sucede em várias outras áreas científicas.

Participe com a sua escola. Os seus alunos merecem. A Geologia também!

Ano Letivo de 2014/2015

09-09-2014 17:23:00

Com o início de um novo ano escolar, e tendo em conta a necessidade de organização do Plano Anual de Atividades para 2014/15 em cada Escola, o Centro Ciência Viva do Lousal convida todos os professores a se inteirarem da sua oferta pedagógica para este ano letivo.

img cvtv

Encerramento temporário da Gruta Virtual (CAVE Hollowspace)

24-05-2011 15:50:00

Por motivos de ordem técnica, a Gruta Virtual (CAVE Hollowspace) vai encerrar temporariamente.
Pedimos desculpas pelo incómodo.

ABERTO

• Terça a Domingo (incluindo feriados):
    10h00 às 18h00

O Centro Ciência Viva do Lousal está encerrado às segundas-feiras, e nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Consulte mais INFORMAÇÕES ÚTEIS