Indoor

Centro Ciência Viva do Lousal

Localizado em antigos edifícios ligados à Mina do Lousal (casa do ponto, gabinete de Geologia, oficinas, balneário dos mineiros, etc.), compreende vários espaços expositivos e interativos (Gruta virtual, Sem Terra não há carochas, Home sapiens, Banho de Ciência, Mina pra gente pequena), que abordam conteúdos de caráter multidisciplinar, numa perspetiva de divulgação científica e tecnológica, ligada ao ensino não formal.

Áreas disciplinares abordadas: Ciências Naturais, Geologia, Biologia, Física, Química, Geografia, Matemática.

Duração da visita: 90 min. (1,5 horas)

Museu Mineiro

O Museu alberga um significativo espólio documental, objetos e equipamentos que permitem ao visitante um olhar sobre o quotidiano dos anos de prosperidade da mina. A visita compreende os espaços das unidades de produção de eletricidade, de ar comprimido e uma exposição de engenhos de modelos de minas do século XIX, cujo fabrico remonta ao século XIX, na Alemanha. A visita tem a duração aproximada de 1h00 e o espaço está adaptado a todos os visitantes.

Áreas disciplinares abordadas: Eletricidade, Mecânica, História e Património,

Duração da visita: 45 minutos

Outdoor

Lousal a Céu Aberto

Percurso pedestre com cerca de 800 metros, que passa pela antiga corta do Lousal e que permite ver os antigos edifícios e estruturas ligadas à extração mineira, as escombreiras e as lagoas ácidas, com a sua cor característica. Durante o percurso são efetuadas várias paragens onde são fornecidas informações relacionadas, por exemplo, com os recursos minerais e com os impactes ambientais decorrentes da extração mineira.

Áreas disciplinares abordadas: Ciências Naturais, Geologia, Biologia, Química, Geografia.

Duração da visita: 150 min. (2,5 horas)

Galeria Mineira Waldemar

Visita à primeira galeria da Mina do Lousal, uma galeria horizontal com cerca de 300 metros de extensão, que chegou a ser utilizada como paiol. Durante a visita são explicados alguns aspetos relacionados com a extração mineira e com a finalidade da exploração da pirite.

Áreas disciplinares abordadas: Ciências Naturais, Geologia, Biologia, Física, Química, Geografia.

Duração da visita: 90 min. (1,5h)

Biorremediação

Visita a um conjunto de pantanais para onde são canalizadas as águas ácidas, a fim de serem tratadas. O objetivo é fazer baixar o pH da água, para que os metais existentes em solução se depositem no fundo. Além disso, o sistema inclui plantas ditas hiperacumuladoras, que têm a capacidade de remover da água alguns desses metais, absorvendo-os nos seus tecidos vegetais.

NOTA: Esta visita só poderá ser realizada como complemento da Saída de Campo «Lousal a céu aberto».

Duração da visita: 180 min. (3h)