Luminar

O Esquadrão da Luz prepara-se para descolar do Sol e viajar diretamente para o Centro Ciência Viva do Lousal!

Esta equipa, composta por sete destemidos fotões, dá corpo à mais recente exposição itinerante com o carimbo Ciência Viva.

Qual a natureza da luz que chega ao nosso planeta? Como se forma? Como se move? De que é feita? Como interage com os diferentes sistemas terrestres? Como influência o Homem e a Humanidade? Que aventuras escondem as suas ondas? Qual a sua importância para o conhecimento do espaço e do Universo? Viajaremos com a luz pelo universo profundo? Ou viajará a luz, por nós, para nos ajudar a descobrir novos mundos? São estes e outros assuntos que a exposição Luminar se propõe abordar e ajudar a descobrir.

Produzida de raiz por um Consórcio de Centros Ciência Viva – o Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, o Centro Ciência Viva de Tavira, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Expolab – Centro Ciência Viva – este conteúdo, original e inovador, pretende que o visitante mergulhe nas fantásticas aventuras de um improvável grupo de fotões. Speedy, Lucy, Romulus, Remus e os três Ultras, são os heróis da ciência nesta exposição. Partem do Sol e viajam até à Terra para ilustrar o seu papel nas alterações climáticas, na subsistência dos ciclos de vida, nas interações com o ser humano e, no final, partem do sistema solar, para explorar um Universo desconhecido!

Dirigida a públicos de todas as idades, a exposição divide-se em cinco áreas temáticas e oito módulos interativos, que incluem experiências imersivas, realidade aumentada, lasers, sensores de movimento, e muito, muito mais. Os conceitos abordados incluem temáticas que vão desde a Física à Biologia, da Geologia à Engenharia, passando pela Astronomia e pela Sociologia.

A exposição “Luminar” pode ser visitada de 3ª feira a domingo, das 10 horas às 18 horas, no Centro Ciência Viva do Lousal, entre as 10:00 e as 18:00, no Concelho de Grândola. Não perca a oportunidade e conheça este destemido e divertido grupo de fotões antes que partam para iluminar um outro destino e novas mentes ávidas por conhecimento.