Entre 1934 e 1992, a Central Elétrica foi responsável pelo fornecimento de energia ao complexo industrial mineiro do Lousal e à sua população. Em 1996, no contexto do Projeto de Revitalização e Desenvolvimento Integrado do Lousal (RELOUSAL), a Fundação Frédéric Velge estabeleceu um protocolo com a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI) para a criação do Museu Mineiro do Lousal, inaugurado a 20 de Maio 2001. Desde então, esta infraestrutura passou a desempenhar uma função exclusivamente museológica, no âmbito da arqueologia industrial mineira. O Museu alberga um significativo espólio documental, objetos e equipamentos que permitem ao visitante um olhar sobre o quotidiano dos anos de prosperidade da mina.

Unidade de Produção de Eletricidade

Área constituída por uma coleção de três geradores*, o quadro elétrico e ainda pequenos compressores destinados ao enchimento das garrafas para a ignição dos motores durante a operação mineira.

O espaço mantém os armários originais dos kits de ferramentas de apoio às reparações dos motores, os alternadores e três cadernais (estrutura para apoio e suporte de peças em momentos de manutenção dos motores).

*Motor Diesel Carels Ingersoll-Rand 3E; Motor Diesel Carels Ingersoll-Rand 3 AL e Motor Diesel Sulzer.

 

Unidade de Produção de Ar Comprimido

Área expositiva constituída por cinco compressores* destinados à produção de ar comprimido armazenado, primeiramente no acumulador (equipamento instalado na parte exterior do edifício) e, a partir deste, através de condutas até às várias galerias subterrâneas para abastecer martelos pneumáticos, pás carregadoras e outros equipamentos.

* Ingersoll-Rand 10 pp; Ingersoll-Rand XLE; Ingersoll-Rand XV0; Ingersoll-Rand 100R; Atlas Copco ER6E;

Espaço onde se encontra o compressor mais antigo e a centrifugadora para a realização do aproveitamento dos óleos queimados. Até à década de 50 do séc. XX, produzia-se, neste espaço, o gelo destinado à casa da direção da Mina do Lousal e no âmbito das festas da aldeia. Encontram-se expostos alguns martelos pneumáticos cuja finalidade correspondia à perfuração nas frentes de desmonte do minério.

Casa de Saúde

Área que alberga a exposição CASA DE SAÚDE cujos equipamentos e outros objetos documentais refletem os serviços hospitalares e farmacêuticos implementados na aldeia mineira do Lousal, nos anos 30, destinados ao pessoal operário e restante população. A “CASA DE SAÚDE” prestava serviços generalizados, disponibilizando uma unidade de enfermagem para observação e tratamentos, diversas salas de especialidades como a de Raio-X, dentista, realização de partos e respetiva maternidade, uma sala de esterilização de material e uma farmácia.

Modelos de Minas do século XIX – Engenhos
de Exploração Mineira

Exposição constituída por 52 modelos tridimensionais, produzidos no século XIX na Real Academia de Minas de Freiberg, Alemanha, elaborados em madeira e metal, representando um engenho, máquina ou processo de manufatura. Foram usados durante várias décadas no ensino da engenharia de minas, primeiro na Universidade de Frieberg e, mais tarde, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, para onde foi trazida no início do século XX pelo Professor Alfredo Bensaúde. Desde 2006 encontram-se no Museu Mineiro do Lousal resultando numa exposição dividida nas seguintes áreas:

  •     Trajeto subterrâneo: Sistemas e Métodos de Exploração
  •     Trajeto vertical: Elevadores e outros Sistemas de Extração
  •     Trajeto horizontal: Vagonetas e Sistemas de Armazenamento
  •     A Água: Bombagem e Escoamento
  •     O Ar: Sistemas de Ventilação
  •     Trituração e Lavagem: Métodos de Depuração I
  •     O Fogo: Métodos de Depuração II